A Instituição

Uma organização de líderes

A JCI é uma associação mundial de pessoas jovens de dezoito a quarenta anos de idade, que buscam no aprimoramento individual as bases para o desenvolvimento de suas comunidades.

A JCI não tem cor racial, religiosa ou política e tem sido definida como “uma organização educacional suplementar” na qual os jovens de uma comunidade podem associar-se dentro de um espírito de companheirismo e compreensão para desenvolver uma consciência cívica em seus membros, através de uma participação ativa em projetos construtivos que beneficiam a comunidade.

A JCI se utiliza da energia e do entusiasmo dos jovens para desenvolver seu espírito de iniciativa e liderança defendendo a liberdade de empresa, os direitos do indivíduo, estimulando a fraternidade entre os homens e servindo a humanidade, sob a égide da liberdade e da democracia.

A JCI congrega mais de 200.000 jovens em 110 países e territórios. As organizações locais (capítulos) estão espalhadas por mais de 6.000 comunidades.

Como a JCI está organizada

A JCI é constituída de capítulos que são as Organizações Locais Membros.

Os capítulos obedecem à orientação de suas entidades nacionais, que são as Organizações Nacionais Membros (ONMs). Estas por sua vez, se subordinam à Junior Chamber International (JCI).

Uma das características especiais da JCI é a renovação de valores. Nenhum dirigente pode ser reeleito para o mesmo cargo. Tal fato, aliado ao limite de idade de quarenta anos, impedem que grupos ou pessoas possam manter-se por longo tempo em postos chaves.

Nas reuniões plenárias são usadas as normas parlamentares, assemelhando-se os trabalhos de uma assembléia legislativa. As sessões são dirigidas pelo presidente, auxiliado por membros do Conselho Diretor e obedecem a uma ordem do dia que além de períodos obrigatórios, contém outros variáveis, para manter o interesse permanente dos demais membros. Os programas discutidos e aprovados pelo plenário, são executados por comissões permanentes ou especialmente nomeadas.

O treinamento de liderança é oferecido através de cursos de oratória efetiva, administração comercial, direção de reuniões, planificação de projetos, etc. Aos membros oferece-se oportunidade de adquirir experiência pessoal como diretores, oradores, dirigentes, como grupos de estudo, organizadores de campanhas, agentes de promoção de vendas. Todos estes campos oferecem inúmeras oportunidades às pessoas jovens para desenvolver sua personalidade, ampliar seus conhecimentos e aguçar sua inteligência. A JCI oferece a seus membros a experiência de tomar decisões e de usar seu próprio critério. Os juniores podem aprender através de erros, um luxo que raras vezes lhes é permitido em seus negócios e profissões.

Ex-membros JCI que hoje são lideres

Devido a esse espírito de serviço à comunidade, a JCI tem entre seus ex-membros John Kennedy, Charles Lindbergh, Howard Hughes, George Bush, Gerald Ford, Richard Nixon, Bill Clinton, Al Gore, Jacques Chirac, Taro Aso e Kofi Annan.

A JCI, Nações Unidas e ONU

A JCI é uma organização não governamental (ONG) com participação ativa no sistema das Nações Unidas e várias agências da ONU como UNICEF, UNESCO e UNCTAD. A JCI tem acordos de cooperação com a Câmara Internacional de Comércio (ICC), a Associação Internacional de Estudantes de Economia e Administração (AIESEC), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPS), a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Global Compact e a Fundação Interamericana.

Missão JCI Mundial

Proporcionar oportunidades de desenvolvimento que preparem as pessoas jovens a criar mudanças positivas.

Missão JCI Cascavel

Posicionar a JCI como fomentadora e gestora de projetos de melhoria social e formação pessoal em Cascavel.

Visão do fundador da JCI Henry Giessenbier

Que das profundezas da alma desta organização, onde estão os fundamentos do caráter e do civismo, possa num futuro próximo, surgir uma mensagem que leve as pessoas a estabelecer uma paz mundial verdadeira e duradoura.

Visão JCI

Ser a principal rede mundial de jovens cidadãos ativos.

Visão JCI Brasil

Ser a principal rede mundial de jovens cidadãos ativos no Brasil.

Visão JCI Cascavel

Desenvolvimento pessoal para desenvolvimento social de Cascavel.

Valores

  • Fé e imaterialismo
  • Fraternidade
  • Justiça
  • Livre iniciativa
  • Respeito às leis
  • Ser humano
  • Serviço humanitário


© 2000 - 2017 JCI - Cascavel | Todos os direitos reservados

Rua Camara Junior, 130
Parque Verde - Cascavel - Paraná - CEP: 85817-520