Concurso de Oratória nas Escolas

Sobre o Projeto

O projeto Oratória nas Escolas consiste no estímulo ao estudo e reflexão sobre temas de preocupação mundial, tais como segurança, saúde, cidadania, paz, justiça, economia, meio ambiente, educação, etc. Assim, jovens estudantes – que são o futuro das nações – podem formar uma consciência crítica em relação a estes temas. O projeto é realizado em nível nacional, em mais de 40 municípios, distribuídos nas regiões sul e sudeste.

Além disso, o projeto estimula a prática de falar em público, onde é possível desenvolver habilidades como a comunicação, a extroversão, o poder de persuasão e a consciência crítica. Tais competências são fundamentais para diferenciar-se no mercado de trabalho. O eixo do projeto é baseado na realização de concursos de oratória abordando um tema específico determinado pela JCI Brasil.

logooratoria


Concurso de oratória nas Escolas em Cascavel

A JCI Cascavel, conhecida anteriormente como Câmara Júnior de Cascavel, realizou por 28 anos (1980 à 2008) o concurso de oratória nas escolas, sob a coordenação do Senador Professor Adilson José Siqueria. Esse ano retomamos o projeto, realizando o 29º concurso. 

O eixo do projeto Oratória nas Escolas é baseado na realização de concursos de oratória em diversas etapas abordando um tema específico determinado pela JCI Brasil. O Projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos das 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental de ensino a oportunidade da reflexão sobre a responsabilidade de cada indivíduo em relação aos problemas mundiais de ordem social, ambiental e educacional e que envolvem a nossa comunidade, e, possibilita ainda estimular a prática de falar em público, competência necessária para diferenciar-se no mercado de trabalho.

Público Alvo

Serão realizados Concursos de Oratória com alunos das escolas estaduais públicas e particulares, na cidade de Cascavel e comunidades da mesma, e que estes alunos estejam cursando o Ensino Fundamental (6? ao 9? ano).

Etapas do Concurso:

O concurso de oratória será disputado em quatro etapas, a saber:

a)  Interno nas escolas – Se desenvolverá internamente em cada estabelecimento de ensino, sob a responsabilidade das escolas participantes e condução pela JCI Local. Da disputa interna é escolhido um representante da escola para participar da etapa seguinte;

b)  Local/Municipal – Terá a participação dos representantes de cada escola participante do projeto e será organizada pela JCI Local. Da disputa será escolhido um representante da localidade para concorrer a etapa regional;

c)  Regional – Terá a participação dos campeões das etapas locais e será organizada pelo Vice Presidente Nacional da região em conjunto com a Organização Local que sediar o evento. Os Encontros Regionais ocorrerão em Julho e agosto de 2012, conforme Calendário de Atividades da JCI Brasil;

d)  Nacional – Se desenvolverá com os campeões das etapas Regionais, sendo coordenado pelo Vice Presidente Executivo Comunitário e pelo Diretor Ezequiel Schumann Rosa. Ocorrerá durante a Convenção Nacional da JCI Brasil, na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, em outubro de 2012.

Tema 2012

 Em setembro de 2000, na Cúpula do Milênio promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), os líderes das grandes potências mundiais e os chefes de Estado de 189 países, entre eles o Brasil, discutiram a gravidade do estado social de muitos países do mundo e definiram 8 objetivos que apontam para ações em áreas prioritárias. Tais objetivos, chamados de Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, apresentam metas detalhadas em indicadores, que devem ser alcançadas até 2015. Foram definidos 18 metas e 48 indicadores para mensurar os objetivos.

 

ODM e JCI – Um mundo melhor é possível!

projeto.oratorianasescolas.tema


Cronograma do Concurso de oratória nas escolas

Descrição

Prazo/Data

Reunião com Secretaria Municipal de Educação

Até 05/04

Reunião com Secretaria Estadual de Educação

Até 13/04

Retorno das Escolas para confirmação da participação

Até 17/04

Visita 1: Apresentação do Projeto, Entrega do Ofício de Lançamento e Oficio de Adesão.

Até 27/04

Busca por apoiadores e patrocinadores

Até 11/05

Lançamento Oficial do Projeto

Estarão presentes representantes do poder público municipal, JCI, Escolas envolvidas e imprensa. Serão entregues cartazes e o regulamento do concurso.

18/05

09:00 Horas

Capacitação de Oratória para Professores Responsáveis pelo Projeto

18/05

19:00 Horas

Professores realizam Capacitação de Oratória nas Escolas dentro da Sala de aula.

Professores divulgam e estimulam os alunos a participação do projeto.

21/05 a 15/06

Visita 2: Acompanhamento Capacitação Professores Sala de aula.

04/06 a 08/06

Definição dos representantes das escolas

18/06 a 22/06

Final Municipal do Concurso Oratória das Escolas

02/07 a 06/07

Final ESTADUAL do Concurso Oratória das Escolas – Maravilha/SC

04/08 e 05/08

Final NACIONAL do Concurso Oratória das Escolas – Gramado/RS

13  a 15/10/12



Mais informações/Contato

Coordenador do Projeto:
Daniel Colle
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Presidente JCI Cascavel 2012
Marli Knop
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
(45) 9974-8617






© 2000 - 2017 JCI - Cascavel | Todos os direitos reservados

Rua Camara Junior, 130
Parque Verde - Cascavel - Paraná - CEP: 85817-520