Nunca mais desperdice água com estas 3 dicas!

Nunca mais desperdice água com estas 3 dicas!

8 de abril de 2020 1 Por Wellington Kusma da Cruz

Todo o ato que visa uma diminuição do consumo de recursos pode ser considerado sustentável, desde materiais, processos, energia e bens naturais. Reduzir o consumo de água em uma edificação é contribuir para um mundo e futuro melhor. Com as três dicas desta matéria, você, caro leitor, verá que pequenas mudanças fazem diferença sim!!

Basicamente, podemos dividir os fatores que geram desperdícios de água em três causas principais: hábitos inadequados, modelos de aparelhos hidráulicos incorretos, e não aproveitamento de recursos naturais.

Grande parte do desperdício de água se origina de atividades básicas do nosso dia a dia. Escovar os dentes com a torneira aberta (o mesmo para lavar a louça), tomar banhos demorados com o chuveiro ligado (eu sei, antes ou depois de um dia longo de trabalho, nada melhor do que tomar aquele banho relaxante), lavar o carro ou calçadas com mangueira. Estes costumes são vilões que contribuem para o gasto desnecessário deste recurso tão importante que é a água.

DICA 1

Pode doer, mas é se policiar e mudar os hábitos, ou seja, não deixar a torneira aberta para escovar os dentes ou lavar a louça. Mas se estiver muito difícil de praticar estas medidas, é recomendado então alterar o modelo de torneiras dos lavatórios e da cozinha para torneiras de fechamento automático, que são relativamente baratas (média de R$75,00 a R$120,00), evitando o problema de deixar a torneira aberta enquanto realiza as atividades citadas.

Torneira de fechamento automático

Para lavar carros e calçadas, o recomendado é não utilizar mangueira, mas baldes, porque reduz consideravelmente o desperdício. Para estas atividades, é possível utilizar a água das chuvas da dica 3, que está logo abaixo no texto.

Alguns modelos de aparelhos hidráulicos também contribuem para um consumo maior de água. Um exemplo é o vaso sanitário com válvula de descarga (também conhecido como Hydra), que tem uma vazão média de 1,8L/s, ou seja, o consumo é proporcional ao tempo em que a válvula fica acionada (média de 4 segundos). Uma alternativa é o uso de caixa de descarga acoplada, que utiliza menos água em seu sistema.

Dica 2

Usar uma bacia sanitária acoplada com sistema ecoflush, que possui um acionamento duplo de descarga, o que chega a economizar até 60% de água em relação aos outros modelos.

Caixa acoplada com ecoflush

Outra forma de desperdício é não aproveitar recursos naturais, como por exemplo, as águas das chuvas. Estocar estas águas para atividades secundárias é muito importante e vantajoso, visto que resulta também em economia na conta de água do fim do mês.

Dica 3

É estocar águas pluviais em reservatórios, e usá-la para regar jardins, lavar automóveis e calçadas. Existem sistemas de captação e armazenamento à venda no mercado, cisternas verticais modulada, para este fim. Porém, é possível fazer um reservatório de forma artesanal (dicas que virão em breve), com baixo custo e ótimos resultados.

Cisterna vertical modulada

Colocar estas três dicas em prática é pensar no agora e no futuro, é dever de cada um contribuir para o consumo mais sustentável e consciente, e desta forma, dizer que plantamos hoje o mundo de amanhã.