Água é uma das nossas bandeiras

Água é uma das nossas bandeiras

6 de maio de 2020 0 Por Luiz Paes

Como uma das pautas defendidas pela JCI Cascavel influencia a economia

De acordo com a ONU, a escassez de água está se tornando um problema cada vez maior, e caso nada seja feito, quase 3 bilhões de pessoas podem ficar sem água até 2025. Não podemos, e nem vamos ficar parados diante desta situação. A JCI Cascavel adotou o tema água, e o futuro dela em nossa sociedade, como a sua bandeira permanente. A entidade trabalhará para que este recurso tão importante seja melhor utilizado.
O uso da água vai além da ingestão, preparo de alimentos, banho, lavar a calçada ou curtir a piscina. Na indústria, na agricultura e na pecuária a água tem um papel vital.
De acordo com a ANA (Agência Nacional de Águas), em 2017 as maiores demandas de água no país foram justamente para a irrigação de plantações (68,4%) e para o abastecimento animal (10,8%), depois destes, temos a indústria (8,8%) e o abastecimento urbano (8,6%).
O custo da água
A água afeta nosso poder de compra tanto de maneira direta, quanto de maneira indireta. A matriz energética brasileira é baseada quase que inteiramente nas usinas hidrelétricas, que aproveitam a força da água nos rios para girar enormes turbinas, gerando grande quantidade de eletricidade.
O sistema brasileiro de distribuição de água também é ineficiente, de acordo com uma pesquisa do instituto Trata Brasil, a quantidade perdida entre a captação e o usuário final chegou a pasmem, 40%. Ainda de acordo com a pesquisa, se reduzíssemos em 15% o nível de perda, em 5 anos, apenas as empresas de abastecimento teriam lucros de 3,85 bilhões de reais, o que abriria espaço para melhorias no sistema, que levariam a melhores índices de perda, e consequentemente mais lucro. Em última instância, o preço por litro de água teria reduções, melhorando todos os setores da economia, reduzindo a inflação e os juros.
Leia esse texto completo em: www.jcicascavel.org.br