COMO LIDERAR EM TEMPOS DIFÍCEIS

COMO LIDERAR EM TEMPOS DIFÍCEIS

14 de abril de 2020 2 Por Luiz Paes

            Não é como se ser um líder de uma equipe já não fosse uma tarefa árdua, mas em épocas difíceis, a já complicada missão de levar todos ao sucesso fica ainda mais próxima do impossível.

A principal missão do líder é conduzir seu time a seus objetivos.

Muito além de um chefe, o líder orienta, ajuda e assim, aumenta o moral e a capacidade de seu time, um líder deve saber se planejar de forma a cumprir suas missões, e no meio desse tempo deve estar preparado para ser interrompido o tempo todo por seus liderados, que VÃO enfrentar dificuldades e precisarão de ajuda, mais cedo ou mais tarde.

Mas como é possível liderar pessoas quando estão desacreditadas?

Como fazer todos seguirem seus rumos e darem o máximo de si quando tudo parece estar em ruínas? Pessoas desanimadas com o trabalho não acreditam que os resultados podem ser atingidos, então acabam nem se esforçando, pessoas assim acabam sendo difíceis de liderar e em uma grave crise, grande parte das pessoas fica assim. COMO SER A LUZ DO FIM DO TÚNEL para sua equipe quando se enfrenta um tempo sombrio?

            Primeiro vamos lembrar que as pessoas tem, acima de tudo, suas próprias emoções, suas ambições e suas paixões. Para um indivíduo, essas coisas são muitas vezes maiores que ele próprio. Se as pessoas seguem você, elas o fazem porque acreditam em sua capacidade de fazê-las chegar lá. Seja para bater as metas de venda para continuar na empresa e sustentar os filhos, seja para evoluir a um novo nível e conquistar tudo o que sempre almejaram. As pessoas o seguem porque acreditam que você sabe o que está fazendo, e sabe o que será melhor para todos, acima de tudo, te veem como alguém em quem podem confiar PRINCIPALMENTE quando as coisas ficam difíceis.

A PRINCIPAL ATITUDE a ser tomada para liderar quando tudo está em direção às ruínas é manter a calma.

Respire, analise a situação, verifique o que pode e o que não pode ser feito. Quanto mais calmo você se mostrar a sua equipe, mais seguros eles vão ficar sobre o que estarão fazendo. Mais do que tomar a decisão certa, a calma vai te ajudar a mostrar ao time que é o rumo correto.

Free Images : person, lawn, boy, male, sitting, calm, meditate ...

Mostrar calma é o primeiro passo de uma serie de coisas a serem feitas, mas é provável que ser calmo não seja o suficiente para fazer as coisas darem certo. Em tempos “fáceis” as coisas já dão errado com frequência, então pensar que manter a calma vai ser suficiente para levar todos a vitória nos tempos difíceis chega a ser tolice.

Você precisa INTERAGIR COM O TIME frequentemente, e precisa ter calma na hora de fazer isso também.

Perceba que a calma é algo necessário em todas as etapas aqui, embora não seja suficiente por si só. A interação com o time deve ser boa a ponto de você saber rapidamente quando é hora de mudar a linha de ação da equipe antes das coisas piorarem, você deve saber a melhor hora de parar uma ação, de começar uma ação, e deve passar segurança a seu time.

A CULPA É SUA SE AS COISAS DEREM ERRADO.

Se você tomou uma decisão que levou a perdas da equipe, números negativos e o que mais conseguir imaginar, lembre-se de ainda sim manter a calma. Admita a sua equipe que você errou, mostre a eles que você entende que SUA decisão prejudicou o time, mas que se importa com o time, que se importa com o bem de cada um, e que por isso não tem vergonha de admitir o erro ou PEDIR AJUDA na hora de mudar alguma coisa. É evidente que sua equipe não ficara contente com o erro, mas as pessoas não são cegas, elas irão perceber cedo ou tarde que as coisas deram errado, e admitir isso a seu time, e assumir a responsabilidade mostrará maturidade e seriedade. Evitando que percam completamente a confiança na sua pessoa. Caso você não domine uma área específica, também não é vergonha nenhuma pedir ajuda a quem realmente domina, isso também reforça a sua equipe sua responsabilidade com eles.

Não queira ser o salvador da pátria

            Por fim, liderar quando tudo está próximo a ruína é um desafio extremamente desgastante, e a não ser que você seja o super homem (e você NÃO É), você precisará cuidar de seu corpo e de sua mente se quiser prosperar. Cortar 4 horas de sono por dia NÃO É uma opção, embora pareça sedutor deixar de dormir para terminar o serviço atrasado, ou você queira muito adiantar todo seu material para ganhar um bônus que pode ser útil para a equipe. Deixar de dormir UMA vez ou outra não vai te matar, MAS deixar de dormir com frequência ira fazer com que você perca quase que completamente sua capacidade de raciocinar em situações complexas, irá diminuir sua capacidade motora, seus reflexos e aumentará sua irritabilidade e seu stress (Lembra sobre a calma? Pois é). Isso tudo ainda terá efeitos em sua aparência, será quase impossível passar a sua equipe uma imagem de segurança quando você virar um zumbi estressado e puto com a vida, então lembre-se de dormir, se alimentar, tomar água e cuidar da mente, afinal, você é o pilar da equipe, e as pessoas PRECISAM de você saudável, calmo e sereno.