Máscara pela vida

Máscara pela vida

27 de abril de 2020 2 Por admin

Mais de 4 mil máscaras laváveis foram entregues em primeira semana, dessas 1 mil pessoas responderam à pesquisa de conscientização. A campanha de conscientização “Máscara pela Vida” continua com força total. Entrou nesta segunda 27, para segunda semana com foco em criar a conscientização e o costume da população no uso de máscaras laváveis. O Codesc (Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel), realizador da campanha, tem como meta entregar no prazo de 60 dias aproximadamente 20 mil máscaras laváveis à população de Cascavel.

Antes de entregar a máscara os voluntários realizam uma pesquisa que tem por objetivo medir como está a consciência da população de Cascavel em três pilares: o medo, se a população está preocupada com o aumento de casos; a conscientização, quão informados e atentos aos métodos de prevenção da contaminação do COVID-19 e sobre a perspectiva do futuro, em quanto tempo vamos superar esta situação.

O resultado será utilizado para fins de indicadores, os quais serão norteadores em ações futuras. Concluída primeira semana com participação de 1.044 (mil) pessoas que responderam à pesquisa, e foram beneficiadas com um kit de máscaras laváveis. Desse número 29,2% responderam que residem com duas pessoas em casa. 88% afirmaram que estão preocupados com o aumento de pessoas infectadas pelo Covid19.

Já 98% delas acreditam que as medidas de segurança são importantes neste período. Sobre os cuidados com a redução dos infectados, 44,4% afirmaram que estão cumprindo as medidas de higiene (lavando as mãos/uso álcool em gel), 29,4% delas estão fazendo o isolamento social e 18,5% estão utilizando as máscaras laváveis. Quando questionados sobre o tempo que situação será superada, 55,7% acreditam que será no período 3 meses e 23,3% delas em 6 meses. Ao serem questionados sobre o comprometimento em ser um multiplicador das boas práticas de prevenção, 98,4% delas se comprometeram com o propósito da campanha em serem multiplicadores de boas práticas.

Os resultados do envolvimento das entidades e voluntários vem surpreendendo, informa o presidente do Codesc, Alci Rotta Júnior. “A campanha tem a finalidade de mostrar às pessoas que o uso da máscara é um aliado na luta contra a pandemia, buscando mudar o comportamento individual e coletivo, fazendo com que Cascavel passe por essa crise de forma mais consciente e com isso sairá muito mais rápido, mais saudável e mais forte”, afirma ele, animado com o bom número de pessoas que já foram beneficiadas com a campanha. A dona de casa Maria Prado, de 36 anos, elogiou a ação e disse que neste momento não tinha condições de comprar uma máscara. “Achei maravilhosa a iniciativa, eu só tinha uma que ganhei, agora posso revezá-las e fazer o uso corretamente”, disse.O uso da máscara em Cascavel, tornou-se obrigatório desde a último dia (18/04), conforme Decreto Municipal 15.396. Patrocinadores: Acic, APRAS, Cotriguaçu Cooperativa, Unimed, Sinduscon, Sindicato Rural Patronal, Sindilojas, Farmácia Estrela e Cooperativa SicoobApoiadores: Adhonep, Aeac, Amic, Areac, Associação de Moradores, Associação Médica de Cascavel, Cascavel Convention & Visitors Bureau, CDL, Centro Universitário Fag, Cooperativas de Cascavel, Lojas Maçônicas, OAB, Secovi, Sociedade Rural do Oeste do Paraná, Unipar – Universidade Paranaense, Unioeste, Unível Centro Universitário, Cesumar Centro Universitário, Ordem DeMoly, Núcleo Acic Jovem, Associação dos Jornalistas de Cascavel e Prefeitura Municipal de Cascavel.

Realização: Codesc e JCI- Câmara Júnior Internacional.
Texto por Patrícia Pacheco